terça-feira, 20 de abril de 2010


Encontrei no obvious esse magnifico barco. A Knierim Yacht Club apresentou o primeiro iate catamaran movido unicamente a energia solar: chama-se PlanetSolar e poderá navegar a 8 nós - o que se traduz num média de 13km/h. A criação é de Raphael Domjan e de Gerard D'Abouville, que estão a preparar a primeira viagem de circum-navegação ao mundo com o navio que utiliza 470 metros quadrados de painéis solares.

O navio mede 30m x 15,2m, tem autonomia de navegação até 3 dias, mesmo em escuridão total, e as baterias ficam totalmente carregadas depois de dois dias de sol com o navio parado. Os painéis solares, no seu desempenho total, podem armazenar 100 kilowats de energia. Sendo que são apenas necessários 20 para navegar, isto dá-lhe uma grande margem para funcionar correctamente durante a noite e quando o céu está nublado.



O grande objetivo deste projeto é a circum-navegação numa extensão de 40 000 quilómetros, promovendo as energias renováveis. Apesar de ter fins comerciais, o PlanetSolar procura a consciencialização para os problemas ambientais, passando uma mensagem de praticismo e optimismo. Ao pôr este navio a funcionar, a Knierim Yacht Club está a dizer ao mundo: sim é possível, conseguimos viver sem petróleo.

O catamaran fará paradas em diversas cidades mundiais - como Nova Iorque, São Francisco e Singapura - promovendo conferências e a discussão da optimização da energia solar pelo mundo fora. Os mentores do projeto criaram também a cidade do Planeta Solar, um museu composto por três esferas que promove o desenvolvimento sustentável.

Interessante e ecológicamente correto.

Aquele Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário