sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Warka Water - A Torre que transforma Vapor em Água.

Como todos sabem estamos vivendo um momento extremamente delicado em relação as questões hídricas em nosso pais. Durante os últimos anos muito se falava em uma provável escassez de água, mas infelizmente as análises erraram por alguns anos e o principio dessa escassez já esta presente nos dias atuais. Acompanhamos em diversas mídias sobre a situação dos nossos rios e o que vemos nos preocupa a cada dia.
E pensando nessa questão em uma viagem à Etiópia, o arquiteto italiano Arturo Vittori ficou fascinado pelas belas paisagens naturais do país, mas mostrou-se igualmente preocupado ao perceber que muitas comunidades não têm água, eletricidade e muito menos vaso sanitário ou chuveiro funcionando. Por causa disso, há mulheres que andam quilômetros para conseguir encontrar água, mesmo que seja em lagoas contaminadas.


Determinado a ajudar a resolver esse problema, o arquiteto projetou então algo prático e de fácil construção: assim nasceu a WarkaWater, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o torna próprio para consumo.


Com uma estrutura extremamente simples, a torre pode ser replicada em qualquer lugar, pois os materiais utilizados para o “esqueleto” foram bambus ou talos de juncus (ou algum outro material que seja predominante na região e que mantenha a eficácia da estrutura).


No interior, a estrutura é forrada com uma malha de plástico, muito parecida com o material usado para transportar frutas e legumes, que ajudam a captar as gotículas de orvalho, que escorre até uma bacia que fica embaixo da torre. O vídeo abaixo mostra a construção de uma Warka Water:



Cada uma das torres custa em média US$ 550, produz 100 litros/dia de água e precisa de quatro pessoas e uma semana para ser construída. O arquiteto busca agora parceiros para levar sua ideia para outras áreas necessitadas.


Para mais informações técnicas e de construção da torre, acesse este site


Muito Legal, Ótimo fim de Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário