segunda-feira, 30 de março de 2015

O bom e velho Cinema Novo


Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema Novo.

Tudo começa em 1952 com o I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro e o I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Por meio desses congressos, foram discutidas novas ideias para a produção de filmes nacionais. Uma nova temática de obras já começa a ser abordada e concluída mais adiante, por uma nova fase do cinema que se concretiza na década de 1950.

Assim, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia resolveram elaborar novos ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam.

O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.


Um dos grandes nomes de destaque nessa época foi Glauber Rocha com Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963)
Terra em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1968)











Porém outros grandes nomes estiveram envolvidos como:

Cacá Diegues
Joaquim Pedro de Andrade
Leon Hirszman
Nelson Pereira dos Santos
Roberto Santos
Rogério Sganzerla
Ruy Guerra
Olney São Paulo
Paulo César Saraceni

Dá uma olhada.




Ótimos dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário