domingo, 31 de janeiro de 2016

Dez plantas que podem limpar o ar da casa

Sabemos que o ar que respiramos não anda mais tão puro como antigamente e isso nos afeta diretamente e varias são as fontes poluidoras, veículos, indústrias, queimadas de plantações e muito mais... Porém tratando se de nossas casas sabemos que a qualidade do ar não anda muito melhor, isso porque convivemos com fumaça de cigarro, produtos químicos usados, além dos microrganismos e da poluição externa que fazem com que a atmosfera se torne pesada e até prejudique a saúde. Pensando nisso e procurando por ai encontrei essa solução natural que além de embelezar o ambiente ainda tem uma incrível função: Filtrar o ar. Algumas plantas absorvem esses compostos e ajudam a purificar o ar a casa. Dá uma olhada:


1 - AGLAONEMA - Nome Científico: Aglaonema spp. Principais Benefícios: filtra toxinas presentes no ar, como o formaldeído e o benzeno.
Manutenção: é uma planta para ser cultivada à sombra e que não necessita de muita água. Regar uma ou duas vezes por semana é o suficiente.


2 - CÂNFORA-DE-JARDIM - Nome Científico: Artemisia camphorata. Principais Benefícios: é uma erva medicinal que age como fungicida e repelente de insetos. Manutenção: precisa de bastante sol. Não tolera encharcamento, mas necessita de regas regulares, ao menos três vezes por semana.


3 - CLOROFITO - Nome Científico: Chlorophytum comosum. Principais Benefícios: a planta ajuda a eliminar o acúmulo de monóxido de carbono no ar. Manutenção: é de fácil cultivo em ambientes internos e prefere a meia-sombra. A terra precisa estar constantemente úmida.


4 - LÍRIO-DA-PAZ - Nome Científico: Spathiphyllum wallisii. Principais Benefícios: a planta ajuda a absorver os poluentes do ar e também tem ação fungicida. Manutenção: precisa ser cultivada em ambiente à meia-sombra. Necessita de regas regulares, três vezes por semana. Não tolera encharcamento, o que pode deixar as folhas amareladas.


5 - EUCALIPTO - Nome Científico: Eucalyptus globulus. Principais Benefícios: a planta contém óleo essencial com ação antisséptica, que impede a proliferação de micróbios. Manutenção: não é preciso plantar uma muda para tirar proveito do vegetal. Basta espalhar alguns ramos com folhas de eucalipto pelos diferentes ambientes da casa, incluindo o banheiro.


6- ALPÍNIA - Nome Científico: Alpinia purpurata. Principais Benefícios: a planta capta agentes que poluem o ar e ainda ajuda a deixar o ambiente mais úmido. Manutenção: precisa receber a luz do sol, mesmo que indiretamente, e não tolera climas frios. Necessita de regas regulares, três vezes por semana.


7 - CAPIM-LIMÃO, CAPIM-SANTO ou CIDREIRA - Nome Científico: Cymbopogon citratus. Principais Benefícios: contém uma grande quantidade de óleo essencial aromático, capaz de impedir a proliferação de micróbios. Manutenção: precisa ser cultivada num local com bastante sol. Em períodos de tempo seco, necessita de regas três vezes por semana.


8 - PALMEIRA-RÁPIS, RÁFIS ou RÁFIA - Nome Científico: Rhapis excelsa. Principais Benefícios: a espécie é capaz de neutralizar poluentes, como o formaldeído. Manutenção: precisa ser cultivada em um ambiente com meia-sombra. A terra deve ser mantida úmida sempre.


9 - BEGÔNIA - Nome Científico: Begonia elatior. Principais Benefícios: ajuda a purificar o ambiente, principalmente quando há fumantes no local, já que absorve boa parte da fumaça. Manutenção: precisa receber calor, mas não suporta a incidência direta dos raios de sol. Também é sensível ao frio e seu substrato deve ser mantido sempre úmido.


10 - SAMAMBAIA-AMERICANA ou SAMAMBAIA-ESPADA - Nome Científico: Nephrolepis exaltata. Principais Benefícios: além de umidificar o ambiente, a planta absorve parte das substâncias que poluem o ar. Manutenção: vai bem em ambientes à meia-sombra. e precisa ser regada três vezes por semana.

Por experiência própria posso dizer que realmente essas plantas deixam o ambiente muito mais agradável, além de muito mais bonito, recomendo.


Ótimos dias.


Fonte : Link



Nenhum comentário:

Postar um comentário